Notícias

Notícias

Educação Ambiental e Sustentabilidade são temas discutidos na AFESU Morro Velho

Por meio de oficinas e palestras, alunas são levadas a refletir sobre a importância de ações individuais para a preservação da natureza

1

Preservar o meio ambiente e utilizar racionalmente os recursos naturais são preocupações cada vez mais legítimas nos dias de hoje. No entanto, não há como imaginar um futuro sustentável sem a efetiva conscientização das pessoas, desde os primeiros anos de sua formação.

Na AFESU Morro Velho, temáticas como essas têm ganhado cada vez mais a atenção das beneficiárias do Projeto Aprender e do Projeto Primeiro Emprego. Recentemente, uma das iniciativas realizadas foi uma oficina com Gerson Pinheiro, administrador de empresas e voluntário da ONG SOS Abelhas Sem Ferrão há quase 10 anos.

O profissional começou o bate papo explicando sobre a importância ecológica e econômica das abelhas, assim como os impactos causados pelo seu desaparecimento. Contou ainda sobre as especificidades de polinização e distribuição geográfica dessas espécies, e concluiu dizendo como nossas ações individuais podem impactar o meio ambiente. Dessa forma, as estudantes foram levadas a refletir sobre a escolha de hábitos sustentáveis para a preservação do meio ambiente.

Para ilustrar seus ensinamentos, Gerson organizou uma oficina junto às alunas para a produção de iscas artificiais com garrafas PET. Ao final, as jovens puderam tirar todas as dúvidas e distribuir as iscas pelo jardim da instituição.

Outra ação que ocorreu na unidade foi a palestra da Bióloga e Ma. Renata Santalla, que apresentou às beneficiárias as diversas áreas de atuação que um profissional formado em Ciências Biológicas pode exercer.

Essa apresentação, que fez parte da série de palestras de Orientação Profissional organizada pela Profª Denise, serviu para elucidar algumas atuações promissoras na área, entre elas: docência e pesquisa em biotecnologias, como Genética Forense e Organismos Geneticamente Modificados (OGM), consultoria ambiental para elaboração de EIA-RIMA, gestão de resíduos, que visa o descarte ecologicamente correto de resíduos líquidos e sólidos e o ecoturismo com foco na educação ambiental para diferentes faixas etárias.

A profissional, que possui ampla experiência na área biológica — desde atuações no Projeto Tamar de Ubatuba até no Zoológico de Sorocaba —, finalizou reforçando sobre a necessidade de continuar os estudos e manter-se sempre atualizada com as necessidades da fauna e flora de nosso país.