Notícias

Notícias

#SerMulheremTech #Inspirar #Encantar

1

Na Oficina de Orientação Profissional do mês de maio, nossas alunas do projeto Primeiro Emprego receberam as profissionais Cinthia, Renata, Cecilia e Jaqueline, integrantes do grupo Ser Mulher em Tech.

Cecília Marshall, atualmente líder na área de marketing da SAP no Brasil e criadora do grupo, nos conta um pouco mais sobre esse lindo projeto:

“Em Junho de 2016 criei o #SerMulherEmTech #Inspirar #Encantar pois as estatísticas existentes mostravam que, das poucas meninas que ingressam em formações da área de tecnologia, 70% desistem em seu primeiro ano devido à falta de mulheres modelos. O #SerMulherEmTech #Inspirar # Encantar vem atuar exatamente neste nicho: criar um acervo de várias histórias de sucesso de mulheres “comuns” na área de tecnologia. Através destas histórias esperamos inspirar meninas, encantá-las para que sigam a carreira. O blog www.sermulheremtech.com/blog  foi criado e iniciamos a contar estas histórias.

No final de 2016 fizemos o nosso 1º Encontro Anual, na SAP, reunindo meninas de várias comunidades de São Paulo. Em 2017 realizamos encontros em algumas escolas públicas, sempre levando informações esclarecedoras sobre as formações disponíveis bem como promovendo o encontro destas meninas com algumas executivas. Em dezembro de 2017 também promovemos o 2º Encontro Anual, desta vez na CA Technologies. No ano de 2017 impactamos 200 jovens.

Atualmente, o projeto tem uma parceria com a FIA para concessão de bolsas de estudo em cursos de curta duração no FIA LabData e, até agora, seis meninas participam do programa. História como a da Yasmin Oliveira, participante incentivada pelo projeto, escolheu o curso superior de Sistemas da Informação, é um dos motores do #SerMulheremTech #Inspirar #Encantar”

Na atividade as profissionais contaram as experiências profissionais e as possibilidades que existem para a mulher nas carreiras ligadas à TI, apresentando dados sobre a mulher no mercado de trabalho, testemunhos de vida e rodas de conversa com as alunas.

“Graças a essa ação, nossas jovens estão mais preparadas para enfrentar o mercado de trabalho”, diz Cristina Pacheco, diretora da AFESU Morro Velho.